07 janeiro, 2014

Lolitas. ♥


(Imagem: Angelic Pretty.)

 Depois de escrever sobre o Steampunk, venho eu falar um pouquinho sobre as Lolitas. ♥
 Ah, gostaria de deixar bem claro que todo o post foi escrito por mim, então não leve-o para outros sites/blogs sem me avisar, tudo bem? No final do post, deixarei uma série de sites, de onde retirei todas as informações necessárias para escrever esse post.
 Resuminho básico do que é o estilo:
"Lolita" é um estilo japonês que, assim como Steampunk, utiliza trajes e acessórios inspirados em períodos históricos. A intenção do estilo é, geralmente, passar a imagem elegante, modesta, delicada e infantil.  Como é apenas um "estilo" está direcionado especialmente para a estética, a roupa e não a cultura/personalidade da Lolita. Elas podem ser classificadas de várias maneiras, levando em conta a forma com a qual a Lolita monta seu look. Ainda existem muitos estilos de lolita que não são considerados "oficiais", pois uns dizem que existe e outros afirmam que não existe.O mundo das "Loli", como às vezes as pessoas que se vestem segundo o estilo se denominam, tem base na época Vitoriana, no Rococó e em certo saudosismo quanto à modéstia e elegância das roupas. 
 São utilizadas saias rodadas, no comprimento do joelho e em forma de sino, com anáguas, rendas, acessórios variados, fora os penteados bem planejados e maquiagens especiais, que completam o visual e são indispensáveis.

 Existem vários subtipos de lolitas e, na maioria dos casos, há certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, seguindo uma série de "regrinhas básicas" antes de denominar-se realmente uma Lolita.

 Antes de falar mais sobre outros detalhes, gostaria de lembrar que Lolita é uma coisa completamente diferente de cosplay. Lolita, refere-se diretamente a moda, ao estilo. Cosplay, é a fantasia, a caracterização. Mesmo utilizando o cosplay de alguma personagem que tenha o estilo, você não pode "fazer cosplay de Lolita", já que você apenas pegou a imagem da personagem e fez cosplay da mesma. Falar que cosplay/lolita é a mesma coisa irrita muitas meninas que seguem esse estilo, de verdade. q

 Bem, agora que deixei bem explicadinho o que é, vou falar melhor sobre os subtipos:
"Classic Lolita":  Levam em conta a tradução do nome ao pé da letra, lolitas clássicas. São como as "lolitas originais" que, um pouco diferente de outros gêneros, tentam parecer um pouco mais adultas, mas levando em conta a inspiração clássica, elegante.
"Sweet Lolita":  São as mais meigas, delicadas, infantis, fofas, doces. Pegam modelos mais meiguinhos e a grande maioria monta um look rico em acessórios, estampas e cores.  Também existem aquelas que são "Sweet OTT", que significa "Over the top", um superlativo, exagero.
"Punk Lolita":  Uma mistura do estilo agressivo punk, com o meigo das Lolis. Procuram continuar transmitindo a imagem elegante e meiga, mas com elementos levemente agressivos, não fugindo muito da "imagem" de uma Lolita.  
"Hime Lolita":  As lolis princesas, com o visual mais puxado para o rococó. Look super rico em acessórios e detalhes bem elaborados, podendo ser um pouquinho parecida as classic ou sweet lolis.
"Country Lolita":  Incorporando elementos campestres/country nos traços básicos do estilo. Nos acessórios, estampas, cores e penteado.
"Sailor Lolita":  Originalmente, era uma temática do sweet, mas acabou avançando por suas "formas". As Lolis marinheiras, adaptando roupas do estilo navy para peças e estampas mais fofas e elegantes.
 "ShiroLoli":  Podendo ter uma série de variantes. "Shiro", que é "branco" em japonês. Uma Sweet Lolita vestindo um look inteiramente branco. A partir dai, pode-se substituir o shiro por qualquer outra cor. "KuroLoli" em preto, "AkaiLoli" em vermelho, etc, etc.  
"Gothic Lolita":  Um dos subestilos mais popular. Adiciona detalhes do estilo gótico aos traços da moda Lolita. Sombrias e elegantes, mas mantendo as formas tradicionais.
"Guro Lolita":  Relacionado ao "grotesque", lolitas de branco geralmente sujas de sangue, com ataduras, machucados ou até a cruz vermelha. Geralmente macabro, como bonecas que saíram de filme de terror. 
 Fora os tipos citados na listinha acima, existem vários outros que podem ser considerados "subestilos oficiais". Tais como as Wa Lolitas, Pirate Lolitas, EroLolitas, Steampunk Lolita, Lolita Arristocrat, etc, etc... A grande maioria foi criado a partir de uma coleção de grife conhecida, ou pelos próprios adeptos ao estilo, que veem muitas modificações e acham necessidade de diferenciar cada tipo. A grande maioria segue o mesmo padrão, as mesmas regrinhas básicas.

 Vários livros, revistas e sites podem ser úteis como fonte de referências e dicas. Além disso, toda garota que quer começar a ser uma Lolita, pode pedir ajuda para alguma lolita mais antiga, procurando uma madrinha que lhe ajude a começar e seguir com o estilo.

 No Brasil é realmente difícil encontrar uma loja de grife especializada em peças para lolitas, mas vários modelos das marcas mais conhecidas podem ser encontrados pela internet. Angelic Pretty, Atelier Boz, Atelier Pierrot, BABY, THE STARS SHINE BRIGHT, Black Peace Now, Moi Même Moitié, Putumayo e Victorian Maiden são alguns exemplos de grifes muito conhecidas. Existem diversas outras, que criam coleções de diversos subgêneros.


 A moda é muito apreciada no Brasil! Apesar de não ser tão forte quanto no Japão, obviamente. Conheço uma série de meninas que costumam usar sempre, além de marcar meetings em cafeterias, picnics e em outros lugares.

 Adicionando minha opinião: Acho que é a coisa mais fofa e meiga do mundo! Eu morro de vontade montar um outfit para mim, sério. Não combina tanto com meu estilo, então não usaria uma versão tão casual, mas com toda certeza usaria em várias outras ocasiões.
 Aos poucos, devo adicionar posts específicos sobre cada subtipo, para aqueles que tem maior interesse no estilo e estão procurando saber mais.


 Como prometi, uma listinha de sites úteis, onde fiquei lendo por muito, muito tempo, e pude retirar material suficiente para escrever este posts.


Forum, moda lolita - Forum brasileiro dedicado a Lolitas.
Regras básicas para toda lolita - Do blog Ichigo Hime. 
Quero me tornar uma lolita - Também do blog Ichigo Hime. Por sinal, a Ichigo é uma lolita assustadoramente fofa, que escreve de forma super clara e dá ótimas dicas. Recomendo fortemente o blog dela.
Kawaii Kei - Blog  sobre a moda lolita, geral.
Comunidade, moda lolita - Para aqueles que ainda usam o orkut, a comunidade é recheada de informações super legais.
Lolita Fashion Clothing - Página em inglês, com uma série de referências e materiais.
Imagens do post: we♥it.

Um comentário:

  1. Olá Lila

    Vim agradecer e retribuir a sua visita. Seu blog é muito fofo e estou seguindo também.

    AMIGA DA MODA by Kinha

    ResponderExcluir