11 março, 2013

Cosplay, comofas?

"Quero começar, mas por onde?"


 Cosplay, a abreviação de costume play. É a ação de se vestir e representar um certo personagem fictício, como por exemplo, personagens de jogos, quadrinhos ou animes. Podendo ser livre, geralmente feito de seus personagens favoritos, ou por motivos especiais. Grupos são formados, apresentações são trabalhadas e a interpretação é sempre levada em conta, junto a caracterização em si. Tentando ajudar, vou fazer um mini-guia de como eu costumo me planejar, bem básico.
 Uma listinha pequena, mas deixando claro que são regras absolutas e seu cosplay ficará ruim se não segui-lhas. São apenas dicas, feitas de fan para fan. :)
 Ready? GO!
- -

1- Escolhendo o personagem.
 Acho que é a parte mais importante. haha
 Escolha seu personagem baseando-se no que preferir. Se é seu favorito, se te faz lembrar alguma mídia da infância, por acha-lo bonito, tudo pode ser levado em conta! Escolha, também, a versão do personagem. Geralmente alguns tem diversas roupas para diversas ocasiões especiais, como, por exemplo, um traje para o colégio e um diferente para luta. Sendo o exemplo-base para este guia, usarei a Harley Quinn (Arlequina), no universo da Batman/DC Comics.
 A Harley tem versões infinitas, mas escolherei a do Injustice.


2- Referências + Detalhes.
 Existem versões não-oficiais e aquelas modificações próprias, mas se pretende deixa-lo fiel ao original, é importante ficar atento as referências! Principalmente se for utiliza-lo em competições.
 Tente deixar seu cosplay o mais rico o possível com relação aos detalhes. Procure diversas imagens, de vários ângulos, utilizando artes oficiais de divulgação ou até mesmo prints diretos da mídia escolhida. Tomando muito cuidado, já que FanArts podem não ser 100% originais. Se não encontrar uma imagem rica em detalhes, tente desenha-lo para facilitar na hora da produção. Não é tão complicado, apenas deve agradar a você mesmo. :)


3 - Roupas.
 OBS) A partir de agora, se preferir modificar a ordem. Eu, particularmente, prefiro encomendar perucas/lentes e só depois organizar-me com relação as roupas, já que perucas internacionais demoram mais tempo para chegar. Mas continuamos...
  Alguns preferem comprar já pronta, outros mandam fazer. Dessa forma, você pode levar tudo para aquela senhora costureira ninja que sempre manda muito bem, encomendar pela internet, entrar em contato com cosmakers ou você mesmo pode meter a mão nas linhas e partir em direção a máquina de costura.
 Conheço muita gente que foi aprendendo depois de muito suor e lágrimas, na base dos tutoriais e tentando ao máximo. É difícil? É, sim. Mas as vezes pode trazer o melhor resultado o possível, tendo em mente que como você que está fazendo... Fica do seu jeitinho.

 Particularmente eu acho que é uma parte bastante gostosa a produção completa. Ir procurar os tecidos dá todo um animo, sério. haha (Já fiz um post sobre algumas sugestões de lojas no RJ)

4 - Perucas.
 Perucas de cor forte, como rosa/roxo/azul, geralmente são boas apenas quando são de fio importado, ou com um fio nacional resistente ao calor. As tradicionais "perucas de saquinho" acabam ficando levemente porcas quando são de cores fortes. Para personagens com cabelos anti-gravitacionais, como o cloud, ou multi-color, estilo a Stocking, complica mais ainda.
 Recomendo que encomende em sites americanos ou chineses, como o Ebay ou o clássico AliExpress, por exemplo. Se não tem cartão internacional, não tem problema: O Ali aceita boleto!
 Tem medo de comprar? Outra opção é ir atrás de revendedores, o facebook é repleto de lojinhas que ajudam e estão sempre dispostas a vasculhar todos os cantos da internet para encontrar alguns modelos.
 Alguns itens vem de muito longe demoram em até 3 meses, dependendo do tipo de frete, então eu realmente sugiro que encomende e depois comece a fazer a roupa. No meio tempo em que a roupa fica pronta, a peruca chega.
 Dai entra mais um item importante: Estilização. Certos personagens tem modelos já prontos à venda, enquanto outros, ainda é necessária uma estilização específica, mimimi.

 Levando em conta o nosso exemplo, a Harley, em algumas lojas consegui encontrar modelos já prontos, mas como o cosplay foi feito numa época em que não encontrei, fui pelo caminho mais longo: Ela originalmente era uma peruca toda vermelha, que teve a metade tingida e os fios verdes costurados separadamente. Estilização salvando vidas e deixando tudo lindo, sim. haha


5- Lentes.
 Lentes importadas, geralmente, possuem a cor um pouco mais forte. Mas as lentes coloridas nacionais, as tradicionais lentes de ótica, também são boas! Recomendo lentes anuais ou com a validade acima disso, porque sempre duram muito, muito tempo. Descartáveis são problemáticas.
 Muitos sites asiáticos como o pinky paradise são especializados na venda de lentes de cor fantasia, para cosplay ou visuais. Também podem ser encontradas com facilidade em revendedoras/lojas ou até grupos de vendas pelo facebook.
 Lembre-se que a visão é algo que não se deve brincar! Então é importante tomar todo cuidado do mundo com suas lentes, da mesma forma que é importante compra-las lacradas, sempre. Se você precisa de grau, tente encomendar o modelo desejado com grau (Não faz combo de lente, poor favor! sos), e fique atenta as recomendações do seu oftalmologista sobre isso! :)


 Para a Harley eu vivo mudando de modelo. hahaha Cada versão dela eu tento procurar um tom de azul que combine mais, e nunca tô satisfeita com nenhum. Mas eu continuo a busca. Na foto, estava usando a Dolly + Blue, circle lenses disponíveis no pinky paradise.

6 - Sapatos e acessórios.
 Quando digo acessórios, refiro-me a cordões, brincos, anéis e milhões de braceletes. Luvas, acessórios para o cabelo e meias também inclusas nessa categoria. 
 Vai parecer meio nhé, mas a ideia é mágica: Brechó é vida. Sempre tem aquele sapato master diferente que ninguém quer comprar e, com pequenas modificações, tem como usar para cosplay. Botas geralmente dão o maior problema, mas modificar botas antigas pode ser uma solução bem básica. Assim como também há a possibilidade de fazer um boot-cover (Ou "capa de bota") para transformar aquele salto comum numa bota-fake.
 Há uma lista gigantesca de meias e luvas que podem ser compradas, tanto em grandes lojas do tipo, ou online mesmo. Caso não encontre de jeito nenhum, tudo bem, algumas costureiras ou cosmakers também fazem esse tipo de coisa.
 Asas, pelúcias, bonecos em geral, quase tudo é sempre bom adicionar. Só cuidado para não ficar super-lotado e com muita informação, além de que vai acabar carregando mil tralhas pelo evento. haha

7 - Armas e armaduras.
 Se quer fazer Saint Seiya ou personagens do mesmo estilo, algo full armor, apenas leia esse tópico e a parte de perucas/lentes.
 Armas são sempre importantes, são um diferencial bem legal, que deixam suas fotos mais dinâmicas e auxiliam muito em apresentações. Além disso, alguns personagens são iconicamente conhecidos pelos seus poderes ou armas, então isso pode fazer com que seu cosplay seja muito mais completo, não é mesmo?
 Geralmente, alguns props desse tipo são feitas de EVA, madeira, fibra de vidro, papel machê... Vale usar quase tudo! Sério, não é exagero realmente dizer que pode-se usar quase tudo.
 Por exemplo, sabe o amor? O martelo feito pela Reah, que seguro em algumas fotos, com a Harley: Ele é feito com um galão d'água antigo!
 Se vai se aventurar a fazer seus próprios props: Ninguém nasce sabendo, então pode auxiliar muito encontrar tutoriais ou pedir umas dicas básicas a alguns cosmakers que estão ai a mais tempo. Mesmo falhando, continue, continue e continue! Vai fundo, você consegue!  ♥
 Se vai procurar cosmaker: Uma galera especializada em armamento pode ser facilmente encontrada via redes sociais, principalmente em grupos de vendas de cosplay. Mande imagens bem claras, para orçamentos. :)
8 - Detalhes finais e resultado.
 Terminado? Coloque enquanto estiver em casa. De uma olhada em tudo, tire fotos para poder ver por outro angulo. Observe no espelho: Veja se falta algo e se gostou verdadeiramente do resultado.
 Satisfeito? Que boom! A pessoa mais importante na hora de fazer o cosplay, é você, então se passou pela sua aprovação, já é o suficiente! :)
 Agora é só usar, marcar um photoshoot, ou usar em um evento e se divertir. ~

- -

BÔNUS) Apresentação.
Coloquei como quesito bonus porque né, não é todo mundo que sobe no palco, e isso é algo super compreensível. Não é porque você não se apresenta que isso te torna um cosplay pior, da mesma forma que competir não te torna alguém melhor.
 Maaas, particularmente falando, eu acredito que o cosplay só ganha vida completamente quando faço alguma apresentação com ele, mesmo que muito básica. É o local onde você dá total cara ao personagem, você solta sua interpretação e pode efetivamente ser este personagem que tanto gosta a ponto de concluir o cosplay.

 Em breve, um post extra com sugestões e dicas para apresentações. ♥

- -

 Well, espero poder ajuda-los, mesmo que apenas dando um norte de onde começar nessa jornada tão trabalhosa, porém tão satisfatória e com total certeza viciante. Sintam-se livres para entrar em contato, estou aberta para ajuda-los no que estiver ao meu alcance. Como dito lá no iniciozinho:  São apenas dicas, feitas de fan para fan. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário