02 setembro, 2013

Bienal do Livro.


Cheguei a comentar com algumas pessoas, mas esqueci de escrever por aqui sobre isso, oi. No último sábado, dia 31/08, fui a bienal do livro (Rio de Janeiro, Riocentro).
Foi um dia super interessante, mas realmente cansativo. Primeiro, o Riocentro é longe, longe de tudo. Não sou eu que moro longe de lá, o lugar que é afastado mesmo. Pelo menos ao meu ver é isso, cofcof. Tive que ir para o centro da cidade e de lá pegar outro ônibus, sendo que demorei mais de uma hora e meia pra chegar do centro até o Riocentro. Já cheguei meio que se saco cheio, andei pouca coisa e... fila.

Sério, eu poderia resumir a bienal inteira com uma palavra: Fila.
Pode parecer exagero, mas não é. Assim que cheguei tive que entrar numa fila, que era o pessoal "em espera" para poder entrar em outra fila e só assim comprar o ingresso (Nota: R$14,00 inteira - R$7,00 estudante/menor de 21.) Depois de toda uma quest pra conseguir entrar no primeiro pavilhão, encontrei tudo absurdamente lotado. A bienal desse ano rolou em três pavilhões (gigantescos, por sinal): Laranja, azul e verde.

Quando cheguei, logo no laranja, não achei nada muito interessante. Estandes com temática infantil, etc, etc, fui direto pro azul, que era o segundo. Lá estavam os estandes de editoras super famosas, como a Rocco, Leya, Intríseca, entre outras. O estande da Galera Record, que era nesse mesmo pavilhão, estava lotaaadooo de coisas sobre Assassin's Creed! Além de muitos livros, um Connor gigante, super maravilhoso . ♥
( Foi difícil tirar foto dele, mil pessoas pulando na frente, arg. )

Ah, também encontrei os estandes da editora Senac, Saraiva e Submarino, todos que estava muito curiosa para ir. Me surpreendi vendo que a saraiva não colocou absolutamente nenhuma promoção. Preço tabelado, mesma coisa do site. Submarino, outra decepção, estande minúsculo e muito sem graça, era basicamente uma parede com meia dúzia de livrinhos, também sem promoção nenhuma.
Já os estandes de editoras começaram com promoções, como o da Rocco, onde todos os livros estavam com 20% de desconto. Também achei promoções no estande da LeYa, onde eles colocaram um trono de ferro lindão. *-*

Infelizmente, não aproveitei muito os estandes de editoras, porque a fila para entrar e poder ver melhor estava bizarra. Os poucos que consegui entrar estavam apertados e super lotados, logo desistia. Fui com a intensão de comprar livros relacionados a designer, moda, história e política. Pode parecer meio ~metida a cult~ mas eu adoro livros desses temas e me interesso em aprender mais sobre um pouquinho de cada.
Achei um parte gigantesca na Saraiva sobre política, filosofia e história e fiquei muito interessada em alguns livros. Mas, como falei ali encima, o preço não estava nada bom, e eu não ia pagar R$90,00 num livro que consigo arrumar no buscapé por um preço bem menor, francamente. Além disso, o estande da Saraiva estava bagunçado, mal-organizado, uma zona. Pessoas espremidas para todos os lados e lutando para descobrir o preço dos livros nas pequenas máquinas, já que eles não deixaram os preços direto nos livros.

Quase estava prestes a desistir da saraiva, achei o livro "Utopia", de Thomas Morus. Coleção Saraiva de bolso, ótimo pra carregar no metrô de todo dia. ♥
Continuando a rodar pela bienal, já fui desistindo e ficando deprimida. Ia terminar o dia só com um livro, não achei mais nada interessante ou com um preço legal. ( Ahh, o fofíssimo do Toulouse comprou para mim o primeiro livro do Maze Runner, que estou procurando a meses e nunca encontro em lugar nenhum. *-*)

Depois de muito tempo, achei o estande da Top Livros. Achei meio sem graça, nunca ouvi falar. Até notar uma placa gigantesca escrito "Todos os livros por R$10,00". Dei uma olhada de leve, só pra ver se algo interessava. Notei livros de auto-ajuda e biografias de pessoas super desconhecidas. E ai achei livros de jornalismo, história, política, economia, designer, artes plásticas, religião, TUDO! Sai de lá com um livro de história do Brasil ( Preço original, R$97,00), um de jornalismo (R$63,00) e um pequeno de história geral. Paguei R$10,00 nos dois primeiro e R$5,50 no outro. Puta economia, pode falar.

O estande não faz tanto sucesso porque algumas pessoas tentam ir só para comprar livros de ficção, universos paralelos, romances mega melosos ou algo do tipo. Mas se você procura, como eu, livros com temáticas desse tipo, não deixe de passar no estande da Top Livros. É só ter um pouquinho de paciência e procurar bem.

Rodei mais um pouquinho só pra ter certeza de que vi tudo, dai fui embora. Como disse, o Riocentro é afastado de tudo, então demorei muito pra chegar em casa.
Dica importante para aqueles que pretendem ir a Bienal: Cuidados com os finais de semana. O lugar fica ultra lotado e tudo é mais complicado, sério. Tente ir cedo, num dia de semana, creio eu que é bem mais tranquilo. 

Vocês lembram que eu reclamei do acúmulo de livros? Poois bem, adicionarei alguns a lista!

- Utopia, por Thomas Morus.
- Maze Runners (Correr ou Morrer), por James Dashner.
- Os melhores jornais do mundo, por Matías M. Molina.
- O Novo Brasil, por Luiz Fernando Levy.
- No tempo das Reformas, por Renato Mocellin.

Fiquei tãaao feliz com os livros novos, own. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário